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A importância do distribuidor para o mercado da limpeza profissional

Saiba que a função vai além de vender, pois distribuidores são agentes de conhecimento e da disseminação das inovações

Muito mais que levar um produto ao cliente, o distribuidor é o profissional que entrega informação, conhecimento e soluções para as empresas.

No mercado da limpeza profissional, ele contribui para o melhor desempenho das atividades apontando produtos químicos, máquinas, equipamentos e até processos mais eficazes para cada demanda.

“O papel do distribuidor de itens de higiene e limpeza profissional é fundamental na disseminação de novas tecnologias e para fazer com que produtos e sistemas de higienização cheguem a qualquer local do país”, pontua Danilo César Silva, CEO da Master Higimed.

O executivo destaca que, especialmente no caso de um país como o Brasil, bastante polarizado e geograficamente grande, o distribuidor tem capilaridade e condições de atender regiões distintas, dando mais velocidade para as operações.

Ele é o agente capaz de levar o mesmo nível de informação para qualquer local, seja no quesito técnico ou em alternativas para necessidades específicas.

Multiplicador do conhecimento

Silva ressalta que a velocidade das inovações é grande em todos os segmentos e não é diferente para o mercado da limpeza, no qual o distribuidor é um disseminador das novidades.

Além disso, reúne condições para apontar as metodologias e maneiras de utilizar os produtos, as quais trazem não só maior eficiência como melhoram a relação custo-benefício.

Michele Rempel Schualtz, gerente comercial da Laune Soluções, enfatiza que é fundamental fazer parcerias com outros distribuidores para obter bons resultados.

Por exemplo, a compra de um produto químico deve considerar também os equipamentos, acessórios ou dosadores para seu uso.

“Um equipamento pode ter desempenho melhor ou pior dependendo do produto que será utilizado com ele, portanto, essa é a importância de casar a atividade do distribuidor de equipamentos com a de produtos químicos”, destaca Michele.

Apostar nas parcerias

Nesse sentido, Michele ressalta que atuando como distribuidora de dosadores, acessórios e equipamentos tem sido fundamental a parceria com o segmento de químicos, que reúne melhores condições para orientar sobre o uso e desempenho desses produtos.

“Ter o conhecimento geral do produto químico e saber direcionar para os equipamentos adequados permite indicar as soluções ideais para cada tipo empresa”, sintetiza.

E tudo o que o mercado busca é um serviço mais completo.

De modo geral, a atuação do distribuidor aumenta o mix de soluções para o cliente final.

Um estabelecimento precisa de diferentes itens ligados à higiene e limpeza e essa parceria para atender o cliente significa maior comodidade, respostas mais imediatas e menos falhas no processo de entrega.

Olhar mais próximo do cliente

Ademais, Michele destaca que o distribuidor químico, a partir da orientação dos fabricantes, pode ofertar treinamentos para o cliente final, levando conhecimento sobre uso seguro dos produtos, diluições corretas e riscos das misturas.

Rafael Thomé Gasparin, CEO da Profline Higiene, também defende que o distribuidor não deve ter somente o foco na venda, mas em agregar serviços de acordo com as necessidades de cada cliente.

“O distribuidor é aquele que consegue identificar as pequenas necessidades e demandas do dia a dia dos clientes, as quais o grande fabricante não tem como conhecer”, enfatiza.

Ele destaca que muitas vezes um cliente pode atribui犀利士
r falhas nas tarefas a produtos ou equipamentos, quando o gargalo pode estar na equipe e, assim, o distribuidor tem o papel de auxiliar o cliente até mesmo nessas questões internas.

Segundo Gasparin, o fabricante precisa ter a visão da importância de treinar o distribuidor, pois ele leva a sua marca e fala diretamente com o consumidor.

Sempre alinhado com as tendências

Além disso, a tendência é que o mercado esteja cada vez mais focado em diferencial e menos em preço.

E acrescenta que os serviços agregados incluem a disponibilização de equipamentos, monitoramento do consumo de ativos para a reposição, planos de conscientização de uso e economia, e até mesmo o fornecimento de itens para a identificação visual de mensagens de segurança, por exemplo.

Gasparin também ressalta a responsabilidade que o mercado da limpeza profissional tem ao cuidar da prevenção de doenças e de processos que envolvem vidas.

Nesse ponto, é de extrema necessidade “saber indicar o produto certo para o lugar certo”, alerta.

Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) tem em sua estrutura a Câmara Setorial de Distribuidores de Descartáveis, Produtos, Máquinas e Equipamentos.

O grupo mantém reuniões e encontros para promover um debate construtivo e voltado para as demandas do segmento.

Fonte: Abralimp

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